O mês de junho está aí, e com ele vem as comemorações aos dias de Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho).
Junto com as homenagens aos santos, vêm também as festas juninas e suas guloseimas deliciosas, na maioria das vezes bastante calóricas. A boa notícia é que dá para aproveitar a festa sem descuidar da dieta e da saúde.
Pé de moleque, maçã do amor, cocada, pinhão, vinho quente, quentão, milho verde, canjica, arroz doce, paçoca, pamonha. As opções são inúmeras e fugir dessas tentações é missão quase impossível, então o jeito é não exagerar na quantidade!
Alimentos como: milho, abóbora, arroz, amendoim, sozinhos não oferecem riscos a sua dieta, o problema é que na maioria das vezes eles estão acompanhados de açúcar, creme de leite, manteiga, leite de coco, coco, leite condensado.
Veja a tabela com as calorias de algumas preparações típicas nas Festas Juninas:
Como a maioria das festas acontece a noite, o ideal é que substitua o seu jantar por uma das preparações salgadas, o caldo verde e o churrasquinho no pão são ótimas opções.
Para a sobremesa, escolha somente uma das opções, de preferência a menos calórica e modere na quantidade.
Com equilíbrio e moderação é possível aproveitar a festa e todas as suas delícias, sem sair da linha e ganhar alguns quilinhos!
Fonte: Mais Equilíbrio