Higiene das mãos

Higiene das mãosLavar as mãos pode parecer um hábito, mas nem todo mundo faz uso dele ou sabe fazê-lo corretamente. Lavar as mãos é um gesto simples que ajuda a prevenir diversas infecções. Se feita de forma correta, a lavagem das mãos evita a transmissão de doenças bacterianas, de protozoários e de vírus respiratórios, como por exemplo, a gripe convencional ou a H1N1.

Segundo o infectologista Artur Timerman, uma revista médica publicou um estudo sobre a falta de higiene das mãos nos Estados Unidos, que registrou cerca de 400 mil casos de infecção por esse motivo. Mais grave que isso são os dados de cerca de 150 mil mortes por infecção, que de alguma forma estão relacionadas à falta do hábito.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS, o tempo ideal para o esfregar das mãos é de 15 a 20 segundos  (lembrando que, durante este tempo, a torneira não precisa estar ligada, o que economiza água). Numa campanha feita pela instituição a fim de alertar para a lavagem correta, a abordagem sobre o tempo exato de lavagem das mãos era de fácil memorização para adultos e crianças: cantar parabéns pra você duas vezes.

Veja como lavar as mãos corretamente:

É  fundamental ensinar as crianças desde cedo a lavar as mãos e estender este hábito por toda a vida. É importante que este costume aconteça, assim evita-se levar os micróbios para dentro de casa. Este ato deve ser reforçado, especialmente, ao se entrar em hospitais e ao entrar em contato com crianças, já que é onde se encontra uma maior vulnerabilidade.

Fonte: http://blog.solunni.com.br/limpeza/lavar-as-maos-corretamente