A campanha Junho Laranja é dedicada ao diagnóstico, prevenção e tratamento da anemia e da leucemia, que podem acometer crianças e adultos.
A Leucemia é um tipo de câncer que ocorre no sangue, quando alguns glóbulos brancos, conhecido como leucócitos, responsáveis por combater infecções, perdem a função de proteger e são produzidos de maneira descontrolada, sendo acumulados na medula óssea, substituindo os glóbulos saudáveis. Sua origem é desconhecida, e pode ser dividida em subtipos:
- Leucemia mieloide aguda (LMA): avança de forma rápida, podendo atingir adultos e crianças, com maior incidência com o aumento da idade;
- Leucemia mieloide crônica (LMC): afetam as células mieloides e são chamadas mieloide ou mieloblástica, acometendo adultos e, no início, desenvolve-se mais lentamente;
- Leucemia linfocítica aguda (LLA): se agrava rapidamente e é um tipo bem comum em crianças;
- Leucemia linfocítica crônica (LLC): afeta as células linfoides são chamadas de linfoide, linfocítica ou linfoblástica, atingindo pessoas com mais de 55 anos e também se desenvolve de maneira lenta.
Os sintomas mais comuns são:
- Fadiga, fraqueza, perda de peso, dor óssea, sangramentos, manchas vermelhas na pele, gânglios inchados, especialmente no pescoço e na axila.
O diagnóstico é feito através de exames como: hemograma, tomografia computadorizada ou mielograma e até uma biópsia da medula, se houver necessidade.
O tratamento depende do tipo e do estágio da doença, entretanto as terapias envolvem quimioterapia, radioterapia, transplante de células-tronco/ medula óssea ou inibidores ou terapia alvo.
Todos nós podemos contribuir para combater ambas as doenças. Ser doador de medula óssea pode salvar vidas!