Relacionamento entre pais e filhos: saiba como cultivar essa relação

Informativo Abril 2019

O relacionamento entre pais e filhos não é simples. É comum escutar que, quando nasce uma criança, nasce também uma mãe e um pai. Isso realmente é verdade.

É tudo muito novo, o que pode causar medo aos pais. Não há um manual que indique como cuidar bem dos filhos. Pelo contrário: parece que existem muitas opiniões contraditórias que podem até confundi-los um pouco no início.

Converse com seus filhos

Você separa um tempo para conversar com seus filhos? Pergunta como foi o dia na escola e realmente para o que está fazendo para escutá-los? Se a resposta for afirmativa, parabéns, pois essa é uma das atitudes que ajudam a cultivar o relacionamento entre pais e filhos.

No entanto, se a resposta for “não”, é importante que você encontre um momento do dia para que essas conversas aconteçam. A falta de tempo provavelmente pode reduzir o período que vocês terão juntos, o que é normal, já que os filhos precisam ir à escola e os pais precisam trabalhar para assegurar o sustento da família.

Não se culpe nem tente compensar os pequenos de outra forma (comprando brinquedos ou fazendo tudo o que elas pedirem). A atitude mais correta é encontrar uma brecha na agenda e ter um tempo de qualidade juntos, em família, ainda que ele seja pequeno.

Encontre um interesse em comum

Um meio de passar um tempo com seus filhos e cultivar a relação entre vocês é encontrar um interesse em comum e investir nele. Se vocês gostam de livros, leve-o a uma biblioteca, uma livraria ou a algum lugar para que conversem sobre leituras. Leiam e passem momentos agradáveis juntos.

Esteja presente

Não perca os momentos importantes da vida de seu filho. Apresentações da escola, eventos esportivos, premiações e outras participações precisam ser acompanhadas de perto pelos pais. Isso proporciona uma autoestima e uma confiança muito grande às crianças, que se sentem amadas e apoiadas.