O final de ano é uma época cheia de festividades. São comemorações repletas de comida e bebida. Com tamanha fartura e muitas tentações, é natural que as pessoas exagerem. Mas não deixe de cuidar de sua saúde! Dor de cabeça, gastrite e mal-estar são alguns dos sinais do seu corpo de que você passou dos limites.
Beba muita água
A hidratação é essencial, principalmente para quem consumir bebidas alcoólicas neste final de ano. Mais do que transportar os nutrientes, tomar água ajuda a eliminar toxinas e a regular a temperatura do corpo por meio da transpiração.
Coma frutas
As comidas de final de ano normalmente são ricas em gorduras, o que dificulta a digestão. É por isso que sintomas como azia, queimação e má digestão são comuns após as ceias de Natal e Ano Novo. Para ajudar o seu corpo a digerir tudo, coma frutas! O abacaxi e o mamão, por exemplo, possuem uma enzima chamada Bromelina que auxilia na digestão da carne. O limão controla a acidez do estômago, melhorando a azia. Já a ameixa é indicada para melhorar o trânsito intestinal.
Não se esqueça da salada
Comer salada antes do prato principal traz diversos benefícios para a saúde, como preparação do sistema digestivo para ingestão de outros alimentos. Outro benefício é que o cérebro demora cerca de 20 minutos para entender que estamos saciados. Assim, comer salada antes vai aumentar a sensação de saciedade, reduzindo o consumo da refeição principal.
Evite ficar com muita fome
A fome é o fator que mais influência no descontrole na hora de comer no final de ano. Chegar com muita fome à ceia pode fazer com que você coma muito rápido e em uma quantidade maior do que seu corpo precisa. Por isso, o ideal é fazer pequenos lanches ao longo do dia.
Cuidado com o álcool
Além de terem muitas calorias, as bebidas alcoólicas quando ingeridas em grandes quantidades podem levar à desidratação e prejudicar a saúde. O álcool “retira” a água das células, estimulando a formação da urina, a perda de água e a famosa ressaca.
Neste final de ano, antes de beber, faça uma refeição. A comida forma uma camada protetora no estômago, fazendo o corpo digerir o alimento em paralelo ao álcool, tornando a absorção mais lenta. Outro ponto é evitar misturar vários tipos de bebida, como fermentados e destilados, pois seu corpo pode não aceitar muito bem.