Atividade física e imunidade

Atividade física e imunidadeA prática regular de atividade física é recomendada pela medicina para atingir diversos objetivos ligados à saúde. E, ao promover a saúde como um todo, o esporte também está relacionado com nossa capacidade de evitar e combater doenças. Estudos comprovam que pessoas que praticam atividade física regularmente têm menor incidência de infecções bacterianas e virais, além de outros indicadores de um sistema imunológico forte. Confira neste texto qual é a relação entre a prática esportiva e o sistema imunológico.

O sistema imunológico é uma barreira sofisticada, bastante adaptável. Pode gerar uma variedade enorme de células e moléculas capazes de reconhecer e eliminar uma grande quantidade de micro-organismos invasores. Ele é dividido em sistema imune inato e sistema imune adaptativo.

Pesquisas mostram que o exercício físico promove uma alteração no equilíbrio (homeostase) do nosso organismo, obrigando a uma reorganização da resposta imune. Quando o exercício físico tem intensidade moderada (que não causa exaustão), há um aumento permanente nas células do sistema imune.

Como consequência, as pessoas que praticam atividades físicas regulares têm menor incidência de infecções bacterianas – como sinusite, conjuntivite e sífilis, por exemplo – e virais – como gripe, sarampo e hepatite A, por exemplo -, além de menor incidência de neoplasias, que podem dar origem a tumores.

Alguns benefícios da atividade física 

Como vimos no começo do texto, a prática esportiva frequente e moderada é capaz de impulsionar o ganho de saúde para o corpo como um todo. Mas quais seriam outros benefícios, além do sistema imunológico?

Fonte: https://www.essentialnutrition.com.br/conteudos/atividade-fisica-e-imunidade/