Há dez, quinze anos pouco se ouvia falar sobre o Mal de Alzheimer. Sabia-se menos ainda sobre suas causas, principais sintomas e formas de prevenção. Foram necessários vários anos, e muito investimento em pesquisas, para poder conhecer um pouco mais dessa doença.
Considerada neurodegenerativa, ela afeta o cérebro humano, deteriorando as regiões que coordenam as funções cerebrais da linguagem, comportamento físico e mental, ocasionando demência. Os primeiros sintomas tendem a surgir na população com idade acima de 50 anos, sendo eles: perda de memória, confusão mental, falha na linguagem, alterações bruscas de humor.
Em estágios mais avançados, surge a diminuição das funções cerebrais, levando assim à dependência de outros para se comunicar, alimentar e realizar a higiene pessoal. Com isso, a saúde debilitada torna oportuno o aparecimento de doenças, como hipertensão, diabetes, entre outras.
Apesar de ser uma doença que, até o momento, não tem cura, boa parcela de sua prevenção está ligada aos hábitos saudáveis que desenvolvemos ao longo de nossas vidas. Atividades intelectuais e físicas, somadas à alimentação equilibrada, retardam o aparecimento da doença.
Desta forma, não importa qual sua faixa etária, a Qualy Sessa recomenda:
- desafie continuamente o cérebro: invista na leitura, em novos estudos e em exercícios como as palavras-cruzadas, jogos de tabuleiros, entre outros;
- não se esqueça do lazer: a mente merece ter momentos de descanso, após um dia agitado;
- cuide da alimentação: capriche em frutas e legumes frescos, e insira peixe em sua dieta, por ser fonte de Ômega 3;
- diga não aos vícios: evite o uso de cigarros e bebidas alcoólicas;
- movimente a mente, mas não se esqueça do corpo: faça atividades físicas, no trabalho, em casa, ao ar livre.
Cuide de si para, assim, corpo e mente permanecerem em constante sincronia por mais tempo!