Quando, ao longo do ano, passamos pelo outono e inverno, logo ficamos inquietos quanto às doenças características da época, como aquelas que afetam o sistema respiratório, por exemplo.
Uma das enfermidades que vem preocupando, e muito, as pessoas nos últimos anos é a gripe H1N1, resultado do vírus H1N1 da influenza do tipo A. Vale ressaltar que seus sintomas se assemelham aos da gripe comum, porém, com maior intensidade, como dores musculares, tosse, febre, mal-estar, entre outros que podem levar a complicações. Evitar a automedicação é uma das primeiras medidas a ser tomada, seguida pela procura imediata por um médico especialista.
Até agora, a cidade de Campinas já registrou cinco mortes pela gripe A. Em cidades próximas foram confirmadas sete mortes, de acordo com matéria de junho de 2013 do Portal de Notícias G1.
Mas como podemos evitar a propagação do vírus? Os cuidados devem se estender por toda sua rotina, inclusive, no ambiente corporativo:
- intensifique seus hábitos de higiene, como por exemplo, lavar mais vezes as mãos, utilizar o álcool em gel;
- limpe com maior frequência superfícies onde ocorre o contato de muitas pessoas, como banheiros, pias, bebedouros, corrimãos, elevadores, preferencialmente, com álcool;
- preocupe-se em manter os ambientes bem arejados onde, por exemplo, localizam-se as estações de trabalho, salas de reuniões, entre outros espaços;
- evite aglomerações;
- como a transmissão ocorre, principalmente, pela via aérea ou por partículas de saliva e secreções, evite levar as mãos à boca, olhos ou nariz após cumprimentar alguém que possa estar infectado.
Ainda mais importante que os cuidados para si, é levar a conscientização aos demais, em todos os ambientes que frequenta. E não deixe de recomendar que, aqueles que estão em grupos de risco - crianças com menos de 2 anos, idosos, grávidas e pessoas com doenças pré-existentes – procurem se imunizar, por meio da vacina.