O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade.
Saúde e Trânsito
Cento e vinte e sete minutos. Esse é o tempo médio que o brasileiro gasta, todos os dias, no trânsito, aponta uma pesquisa da Ipsos encomendada pela 99. Ao fim de um ano, dá algo em torno de 32 dias preso a engarrafamentos e exposto a estresse, barulho e fumaça.
Fora isso, o trânsito de algumas capitais brasileiras figura entre os mais caóticos do planeta. Por essas e outras, não seria exagero afirmar: o trânsito, quando não ameaça a própria vida, faz a gente adoecer.
Além de evitar acidentes com uma boa concentração e ocasionar males maiores à saúde, algumas práticas devem ser constantes ao volante ou até mesmo antes daquela viagem longa:
- Corrigir a postura para dirigir, auxilia em momentos que necessitam de respostas rápidas em situações de perigo e evitam dores e desconfortos musculares.
- Hidratar-se constantemente
- Usar filtro solar durante as viagens
- Regular o sono e dormir na noite anterior, se não tem o costume de dirigir a noite, redobre a atenção.
- Seguindo o tópico anterior, evite dirigir sobre stress ou cansaço excessivo.
- Preparar lanches saudáveis durante a viagem, ajudam a manter a atenção no volante e evitam desconfortos ao dirigir.
Essas dicas cuidarão não apenas da sua saúde ao volante, mas também de todos no trânsito.
Fonte: https://blogwlmscania.itaipumg.com.br/saude-do-motorista/ e https://www.onsv.org.br/o-movimento-maio-amarelo/