Outubro Rosa

Outubro rosa

Estamos em Outubro, mês de conscientização sobre o Câncer de Mama. Ao redor do mundo, diversas iniciativas são divulgadas a fim de alertar mulheres sobre a importância de cuidar da saúde das mamas.

E você? Já está engajado nesta causa? Junte-se a nós e ajude a conscientizar o maior número possível de mulheres.

O mês de conscientização é outubro, mas a luta deve permanecer sempre!

Informação ainda é a melhor forma de prevenção e, prevenção, a única forma de diagnosticar o câncer de mama em estágio inicial, quando as chances de cura atingem até 95%.

CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. Políticas públicas nessa área vêm sendo desenvolvidas no Brasil desde meados dos anos 80 e foram impulsionadas pelo Programa Viva Mulher, em 1998. O controle do câncer de mama é hoje uma prioridade da agenda de saúde do país e integra o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, lançado pelo Ministério da Saúde, em 2011.

O QUE AUMENTA O RISCO?

Fatores ambientais e comportamentais:

Fatores da história reprodutiva e hormonal:

Fatores genéticos e hereditários*:

Já o câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos da doença. Homens também podem ter câncer de mama, mas somente 1% do total de casos é diagnosticado em homens.

COMO PREVENIR?

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

SINAIS E SINTOMAS

É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:

Contamos com o seu apoio! Seja um(a) multiplicador(a) da luta contra o câncer de mama!