O outubro Rosa nasceu na década de 1990. O objetivo era estimular a participação da população no controle e prevenção do câncer de mama. Com isso, durante todo o mês, é relembrada a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo de tumor que mais mata mulheres no Brasil, perdendo apenas para o câncer no pulmão.
A importância do diagnóstico precoce nos casos de câncer de mama é que isso aumenta a taxa de cura.
Dentre as formas de detecção precoce do câncer de mama está o autoexame. É através dele que mais de 80% dos tumores são descobertos. Por isso é importante que as mulheres fiquem atentas à qualquer alteração nas mamas. É importante fazer a avaliação em frente ao espelho, em pé e deitada. Durante o autoexame procure deformações ou alterações no formato das mamas, abaulamentos ou retrações, ferida ao redor do mamilo, caroços nas mamas ou axilas e secreções pelos mamilos.
Outra forma de diagnosticar precocemente o câncer de mama é com a mamografia. A Sociedade Brasileira de Mastologia indica fazer mamografia a partir dos 40 anos. Mas de acordo com histórico familiar isso pode mudar. Por isso é importante conversar com seu médico para definir a melhor idade para fazer esse exame.
Além do diagnóstico precoce, há várias formas de prevenir o câncer de mama, com atitudes que melhoram também a saúde em geral:
Praticar atividade física. Você pode reduzir em até 50% as chances de câncer ao levar uma vida ativa. Outro fator que pode influenciar no aparecimento da doença é o sobrepeso que também pode atrapalhar o tratamento caso o diagnóstico da doença for confirmado.
Evitar o consumo de álcool em excesso também faz parte da prevenção já que o consumo em excesso é um dos fatores de risco de diversos tipos de câncer.
Não fume! O cigarro contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, que levam a uma série de doenças como o câncer.