Cada pessoa possui seu próprio ritmo quando o assunto é exercícios físicos. Uns preferem frequentar a academia diariamente, outros optam por exercícios ao ar livre, e existem ainda aqueles que não são adeptos de nenhuma das opções anteriores, por não se sentirem atraídos por atividades com repetição.
O Treinamento Intervalado vem justamente para quebrar esse gelo, trazendo mais gás e variação a quem já cansou da rotina de movimentos. Sua proposta é oferecer mais ânimo às atividades físicas, alternando momentos de alta intensidade com períodos seguidos de menor vigor ou ainda, seu cessar completo.
Quando ocorre o aumento no ritmo do exercício, existe uma liberação maior de endorfina – substância produzida pelo cérebro que gera sensação de prazer e bem-estar. Esse tipo de atividade também auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, bem como possui grande atuação junto à diabetes, obesidade e hipertensão.
Vale apenas ressaltar que, para bons resultados, antes de montar seu Treinamento Intervalado por conta própria, o acompanhamento de um médico e um personal trainer é fundamental. O primeiro irá definir se existem doenças preexistentes ou mesmo lesões que podem vir a piorar com a variação de intensidade dos exercícios. Já o segundo profissional garantirá a execução das atividades dentro de seu perfil e com precisão.