Como evitar o torcicolo?
O torcicolo, como é vulgarmente conhecido, trata-se de uma dor passageira na região cervical da coluna, sendo conhecida tecnicamente por cervicalgia. Ao contrário do que se pensa o torcicolo não é uma doença, trata-se sim de um sintoma, ou seja, o fato de estar com este sintoma deve alertá-la para a possibilidade de algo de errado se passar com a sua coluna cervical. O torcicolo consiste na incapacidade de movimentar o pescoço, sendo que esta incapacidade pode ser total ou parcial, uma vez que as dores causadas pela tentativa de mobilidade do pescoço podem ser de tamanha intensidade que poderão levar a imobilidade do mesmo.
Existem diversas doenças ou causas que podem ter como um dos sintomas o torcicolo, desde más posturas, stress até à doença mais preocupante, um tumor. Apesar de todas as possíveis doenças que podem estar associadas, a mais comum de acontecer é uma sobrecarga da musculatura do pescoço, sendo maioritariamente das vezes, causada por stress acumulado ou más posturas no seu dia-a-dia.
Tratamento do torcicolo
Como dito anteriormente o torcicolo pode ser um sintoma de algo mais grave que está a acontecer na sua coluna, mas propriamente na zona cervical desta, por isso é necessário ter em atenção quando este aparecer. Caso o torcicolo apareça coloque gelo no pescoço de hora-a-hora, sendo que a aplicação deste deve demorar entre 15 a 20 minutos no máximo, o gelo vai ajudar a desinflamar os tendões e os músculos, vá alternando a aplicação do gelo com compressas quentes, estas ajudarão a relaxar os músculos. Se ainda assim, o torcicolo persistir deve dirigir-se ao médico, ele irá analisar o seu quadro clinico e aconselha-la da melhor forma, e caso necessário mandará fazer exames para despistar qualquer problema mais grave. O torcicolo pode ser apenas um sinal que algo no seu quotidiano não está bem, existindo assim maneiras de evitá-lo. Caso a origem desta dor não seja algo na sua cervical, então com pequenas mudanças no seu quotidiano conseguirá evitar que ele volte a aparecer e a estragar a sua vida.
Trabalho
Caso o seu trabalho seja sentado e demasiado parado, deverá ir mexendo o seu pescoço a cada 45 minutos (aproximadamente), faça rotações com a cabeça. Com estas rotações da cabeça vai fazer com que o pescoço não fique com demasiada pressão acumulada.
Computador
Se passar muito tempo em frente ao computador, o visor deste deverá estar à altura dos seus olhos, assim evitará que tenha uma má postura e que esteja a fazer demasiada força com os tendões, mesmo que não sinta essa força no momento, os seus tendões vão ficar inflamados.
Telefone
Quando tiver que fazer uma chamada longa e em que saiba que vai ter de continuar a utilizar as mãos para outras tarefas, opte sempre por utilizar auricular ou por colocar o telefone em alta voz. Se não o fizer e se utilizar o ombro como um apoio para o telefone, vai ficar numa posição muito desconfortável, em que estará a magoar bastante os seus músculos e tendões cervicais, podendo mesmo adquirir essa posição enquanto o torcicolo não passar;
Dormir no sofá
Se for daquele tipo de pessoas que adora deitar-se no sofá, utilize sempre uma almofada ou o apoio lateral deste para se deitar, a não ser que este apoio seja demasiado alto ou demasiado baixo para que não consiga manter uma posição correta. Evite dormir ou deitar-se no sofá de bruços, essa posição é horrível para o seu pescoço.