Cuidados com Saúde no Verão

O calor intenso aumenta os riscos de desidratação, problemas de circulação, queda de pressão e problemas de pele, por isso, junto ao verão devem vir precauções e cuidados. É muito importante se alimentar bem nesta estação para que o organismo funcione corretamente, portanto, medidas como a diminuição do consumo de sal e a substituição de alimentos gordurosos e pesados por frutas, verduras e legumes, devem ser tomadas.

Para evitar a desidratação, é necessário beber bastante água. O mecanismo de controle térmico do nosso organismo sofre alterações à medida que o corpo envelhece, e passamos a sentir menos sede. Por isso, o calor e a umidade do verão atingem especialmente os idosos. Deve-se ingerir água, ao menos dois litros diariamente, suco de frutas, água de coco, e evitar refrigerantes e bebidas alcoólicas. A hidratação evita as quedas de pressão arterial, por isso, frutas com bastante líquido, como melancia e melão são uma ótima opção para o verão. É muito importante estar atento à nossa alimentação, pois é dela que o nosso corpo extrai energias para a realização de nossas atividades diárias

É preciso fazer, no mínimo, três refeições balanceadas ao dia, além dos exercícios físicos. Quando ficamos parados, principalmente em dias quentes, o sangue se acumula em uma região, causando inchações. Além disso, os exercícios físicos não precisam ser complexos para fazer com que o sangue circule por todo o corpo. Vale lembrar também que não se pode dispensar o protetor labial com filtro solar (fator não inferior a 30) e o próprio filtro solar nesta época do ano. Cuide-se!

(Evellyn Soares)

CEDECOM – Centro de Comunicação da UFMG

Fonte: https://www.ufmg.br/online/ndc/publicacoes/cuidados-com-a-saude-no-verao/