Dicas de Carnaval: Viagens e Festas

Curtir o carnaval não precisa ser sinônimo de irresponsabilidade e destruição. Podemos aproveitar todos os dias desse feriado com pequenos cuidados que mantêm o ambiente totalmente limpo quando formos embora. Confira abaixo as dicas para fazer um carnaval consciente:

Economize no transporte.

Se for viajar de carro, ofereça carona para os amigos que vão ao mesmo destino ou fiquem pelo seu caminho. Esta atitude significa economia para o seu bolso e para o meio ambiente, qu deixa de receber os gases do efeito estufa, liberados pela queima de combustível. Além disso, menos carros fazem menos congestionamentos nas estradas

Se for beber…

Já sabemos que beber e dirigir é um comportamento de alto risco, mas não custa lembrar. A lei está ainda mais rigorosa justamente porque a ingestão de bebidas alcoólicas altera severamente a capacidade de reação e torna todas as ações mais lentas. Você pode até dirigir bem devagar, mas se precisar desviar ou se defender de alguém em alta velocidade, provavelmente, não conseguirá. Portanto, vá de táxi.

Gaste energia comemorando

Se você for viajar, não esqueça de desligar os aparelhos das tomadas. O gasto de energia para aparelhos deixados no stand by é de 20 a 25% do total. Além disso, deixar os aparelhos desligados evita um possível curto-circuito que pode acontecer na sua ausência.

Comida

Alimente-se bem. Cerveja e caipirinha não contam, ok? Coma bastante carboidrato e não se preocupe, pois eles serão gastos bem rápido.

Hidratação 100%

É também, um velho conselho, mas funciona: beba bastante líquido durante a folia. Entre uma bebida alcoólica e outra, beba bastante água, suco de fruta, água de coco e isotônicos. A medida dá uma balanceada na glicose do corpo e afasta a ressaca forte.

Lugar de lixo é no lixo

Lembre-se: você não está sozinho no mundo. Tente deixar os lugares pelos quais você passa, limpos. Se consumir algo, coloque num saco de lixo e leve até a lixeira mais próxima. O lixo deixado depois das festas de carnaval é um dos maiores problemas do feriado. Latas, garrafas, panfletos e copos ficam por toda parte, entupindo bueiros e aumentando o risco de enchentes, fora a poluição que acontece nos mares. Fique atento!

Festa é festa, mas…

O bairro inteiro não precisa escutar o mesmo som que você. Ouça a sua música num volume que seja suficiente para o perímetro da sua casa e não vá até o centro ou beira da praia com o alto-falante do carro no máximo. Acredite: As pessoas não querem ouvir as músicas que você gosta.

Seja cidadão

Viajando ou não, no feriado, quando estiver curtindo um carnaval na rua, respeite o espaço público. Fazer xixi em qualquer lugar, destruir placas de sinalização, orelhões ou invadir espaços nada tem a ver com diversão e sim, com falta de cidadania.

Fonte: https://pitangadigital.wordpress.com/2013/02/07/carnaval-numa-boa-10-dicas-para-um-feriado-consciente/