Importância da Pausa no Trabalho

Trabalhar incessantemente sem fazer pausas para descanso é um dos maiores erros cometidos durante a jornada de trabalho. Além de trazer riscos para a saúde, este hábito também pode fazer com que as pessoas agreguem problemas pessoais e profissionais. Conheça os motivos pelos quais não devemos deixar de fazer pausas durante o horário do expediente.

1. Aumenta a concentração:

Ao realizar uma atividade por muito tempo, você pode começar a agir mecanicamente, prejudicando o seu senso crítico e o rendimento profissional. Ao fazer pausas de 10 ou 15 minutos, você permite que a mente descanse fazendo com que se consiga focar melhor na tarefa e obter melhores resultados.

2. Amplia a criatividade:

Com o cérebro cansado, dificilmente se consegue ter idéias novas e criativas. Além da criatividade ser muitas vezes a solução indispensável que o funcionário precisa, ela ajuda a tornar as tarefas mais prazerosas e ainda auxilia no aumento da produtividade. Pare, relaxe e respire!

3. Diminui o nível de estresse:

Profissionais administram demandas intermináveis e até realizam atividades de três pessoas ao mesmo tempo. Manter o foco em uma mesma atividade por muito tempo, pode fazer com que o corpo fique estressado e com isso, problemas sérios de estresse crescem e acabam atrapalhando na entrega dos resultados, convivência da equipe e vida pessoal dos colaboradores. Um pausa para a massagem é realmente reconfortante, pois promove reequilíbrio energético e sensação de paz interior.

4.Diminui as chances de adquirir lesões por esforço repetitivo:

Quando você fica muito tempo na mesma posição, pode sentir dores pelo corpo e o excesso de trabalho pode causas enxaquecas. Ao criar o hábito de fazer pequenas pausas para ginástica laboral, os desconfortos diminuem a probabilidade destes problemas acontecerem.