O Janeiro Branco é uma campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul. O seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.
Por que Janeiro Branco?
Porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias.
Por que cuidar da Saúde Mental?
A maioria das desordens mentais estão ligadas à carga da depressão, estresse e ansiedade. E isso, em caráter global, pois a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que os números de depressão no mundo giram em torno de 300 milhões. O problema são as implicações da doença, porque há relação direta da depressão com o desenvolvimento de diversas enfermidades crônicas.
Uma das preocupações é a influência das crises depressivas sobre ideações suicidas ou atos concretizados: o suicídio é a segunda principal causa global de óbitos entre jovens de 15 a 29 anos, apontam os dados da OMS.
Práticas para promover a saúde mental e a Qualidade de Vida.
- afaste-se de situações que gerem emoções negativas;
- separe um tempo para curtir a vida e aproveitar o que ela oferece de melhor;
- valorize a convivência social e viva intensamente os bons momentos em família;
- pratique atividade física, tenha uma dieta saudável e cuide da qualidade do sono;
- mesmo durante o período de quarentena, não se esqueça de dar atenção aos amigos e aos familiares.
Se precisar de ajuda, não tenha vergonha de procurar atenção especializada em saúde mental.
Fonte:
https://hospitalsantamonica.com.br/janeiro-branco/
https://janeirobranco.com.br/