A campanha "Julho Amarelo" tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha Julho Amarelo, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E.
Formas de contágio:
As hepatites virais podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, especialmente em locais com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos; pela relação sexual desprotegida; pelo contato com sangue contaminado, através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos cortantes, e da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical).
A falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, por isso, a recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste, gratuitamente, em qualquer posto de saúde.
Como prevenir o contágio:
Mantenha a caderneta de vacinação em dia;
Lave as mãos com frequência, especialmente após o uso do sanitário, e antes do preparo de alimentos;
Utilizar água tratada, clorada ou fervida, para lavar os alimentos que são consumidos crus;
Lavar adequadamente pratos, copos, talheres e mamadeiras;
Ter conhecimento quanto a origem da água onde se toma banho, ingeri ou cozinha os alimentos,
Evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal.
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/julho-amarelo-mes-de-luta-contra-as-hepatites-virais/