Origem: o limão é mais uma das preciosidades que os árabes levaram para a Europa a partir do século 9. Os primeiros registros do consumo dessa fruta vêm do sudeste da Ásia. Lá, era usada como tempero e conservante de alimentos — ela é rica em vitamina C, um poderoso antioxidante que evita o escurecimento de vegetais. Hoje, o plantio das suas variedades (tahiti, siciliano, galego…) está consolidado no mundo todo.
Benefícios nutricionais: a fruta carrega minerais como potássio, magnésio, cálcio e fósforo, além de auxiliar na digestão de gordura. Mas ele realmente se destaca pela alta quantidade de vitamina C. Esse ativo, segundo estudo da Universidade do Estado do Oregon, nos Estados Unidos, estimula a produção de células brancas do sangue, reforçando o sistema imunológico.
O limão é um fruto muito versátil, que pode ser usado tanto como tempero em diversos pratos de carne ou peixe, como na preparação de sobremesas ou sucos ricos em vitamina C. Cada 100 gramas e limão possui apenas 26 calorias, e os seus benefícios podem ser obtidos usando o seu suco ou raspas da casca, rica em óleos essenciais.
O limão ajuda a melhorar a imunidade, sendo por isso um ótimo aliado para combater gripes e resfriados, especialmente quando usado na preparação e chá com mel, por exemplo. Além disso, usar o limão tem outros benefícios que incluem:
- Ajuda a tratar a prisão de ventre, pois estimula o intestino, especialmente se tomado com água morna logo em jejum;
- Desintoxica o organismo, ajuda a emagrecer e melhora a aparência da pele;
- Protege os órgãos de doenças degenerativas e infecções como candidíase, pois diminui a acidez do sangue. Entenda mais sobre este assunto clicando aqui;
- Acelera o processo de cicatrização, por ser rico em vitamina C;
- Diminui o inchaço e a pressão arterial, devido às suas propriedades diuréticas;
- Alivia a dor da gota ou reumatismo, devido às suas propriedades anti-inflamatórias;
- Previne o envelhecimento precoce, pois é rico em antioxidantes;
- Ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer pois tem na sua composição elementos funcionais conhecidos como limonóides.
- Trata a anemia, pois aumenta a absorção de ferro dos alimentos vegetais quando consumido durante as refeições.
Além disso, o óleo essencial de limão pode ser usado em queimadores ou ambientadores, para perfumar e purificar o ar, especialmente em casos de problemas ou infecções respiratórias.
Informação Nutricional do Limão
A melhor maneira de obter todos os benefícios do limão é usando o seu suco ou sua polpa, devendo também ser usada a sua casca ralada, que onde estão concentrados os óleos essenciais deste fruto.