Comemoração na empresa, reunião na casa dos amigos, presentes, lanches improvisados, comida das mais diferentes, petiscos, bebidas, altas festa.
Não fique preocupada! Você não é a única mortal que sofre nesta época. Todos sabem que fim de ano é um momento especial. E dá para aproveitar sem exageros e com bom senso para continuar o ano bem e com muita saúde.
Não podemos esquecer que a questão não é só manter o peso, mas sim a sua saúde de forma geral. Faça algumas trocas: de alimentos que não são saudáveis por alimentos nutritivos que tragam uma boa qualidade de vida.
Como Manter o Peso em Tempos de Festas
Inclua nas refeições verduras, frutas e legumes. Quanto mais colorido o prato, mais saudável será a refeição. Aposte nas frutas no café da manhã e lanches intermediários, ou ainda em sucos naturais.
Consuma sempre salada mista de folhas verdes antes da refeição principal no almoço, pois isto aumenta a sensação de saciedade, e assim a fará comer menos.
Quando bater aquela fominha antes de dormir, prefira sempre uma opção mais leve, como uma fruta, um leite ou uma vitamina feita com leite desnatado, fruta e adoçante de preferência sucralose ou stevia natural. Se possível inclua junto aveia em flocos que vai proporcionar um sono tranquilo por conta do triptofano existente na aveia, melhorando assim a qualidade do sono.
Não fique mais do que 3 horas sem comer, faça de três refeições principais e três lanchinhos intermediários. Isto faz com que você coma várias vezes ao dia em pequenas quantidades.
Hidrate-se
Por tratar-se do verão, não podemos esquecer-nos de tomar líquidos, principalmente água. Sucos de frutas naturais também podem ser utilizados.
Lembrar que aquela cervejinha infelizmente não mata a sede e traz como consequência a desidratação. Não se iluda, aposte na água – e caso tome álcool intercale com água, assim os prejuízos serão quase que imperceptíveis.
Mantendo a Dieta Durante as Festas: O Dia D
Na ceia, primeiro deve existir um consenso na família em tornar a ceia mais saudável, evitando excessos com carnes gordurosas e alimentos calóricos
Se a rabanada fizer parte da ceia opte por uma versão light, trocando, por exemplo, açúcar por adoçante, o leite condensado pelo desnatado e leve ao forno para assar. Abuse da canela, assim a magia do natal continuará em alta e seu plano alimentar não irá por água a baixo. Seguindo a tradição, não podemos deixar de lado as carnes que dão o toque todo especial, uma das opções são peixes assados regados com molho de maracujá. Ou ainda peru, acompanhado de pêssego em calda light recheado com farofa feita de aveia com uvas passas e salsão. Outra escolha seria o lombo de porco magro com abacaxi grelhado, compondo essa gastronomia tão típica que é o natal.
Sinal verde para frutas e frutas secas, verduras principalmente as folhas e legumes, tomando cuidado com as frutas secas que são mais calóricas. As especiarias nas últimas décadas tem feito parte integrante das ceias. Deixe os temperos prontos de lado e aposte no limão, vinagre, azeite extra virgem, gengibre, pimenta e açafrão.
A maionese e o salpicão de frango tão utilizado podem ser reformulados com queijo branco magro e iogurte no lugar da maionese. O salpicão de frango, prato frio muito consumido nesta época devido ao calor do verão, pode ser feito com queijo tipo cottage e iogurte natural desnatado. Coloque-o à mesa apenas no momento da ceia, para mantê-lo resfriado e saboroso.
Bebidas Alcoólicas São Calóricas
Intercale sempre com água de preferência ou sucos com bastante gelo e adoçados com adoçante. Fique alerta com os coquetéis pois são preparados com açúcar, leite condensado, licor e álcool, mas você pode apostar na versão light, preparada com adoçante. Mesmo assim não exagere, pois o álcool fornece 7 calorias por grama.
E o Panetone ou Chocotone???
Os panetones e chocotones, são tradição no Natal e devem ser consumidos com moderação mesmo as versões diet e light.
Siga o plano alimentar, e lembre-se que ceia é apenas um dia, no final da festa faça uma distribuição de comidas entre a família. E o mais importante: mantenha a atividade física em dia, pois isso fará toda a diferença.
Fonte: https://www.fazfacil.com.br/saude/dieta-nas-festas-fim-ano/