De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), a expectativa de vida dos homens a nível global é de 69 anos, contra 74 anos para mulheres. Ainda segundo o relatório, as mulheres vivem mais do que os homens em qualquer lugar do mundo, e uma das causas é o acesso desigual aos serviços de saúde.
Todo mundo sabe que ter uma alimentação balanceada, rica em fibras, minerais e vitaminas e praticar exercícios regularmente são os pilares para se ter uma vida saudável. Além disso, outros hábitos podem ser incluídos na rotina para ajudar na saúde masculina. Conheça os principais:
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro
O consumo de álcool e do tabaco encontrado nos cigarros aumenta o risco de desenvolver diversos tipos de câncer, como o câncer de pulmão, bexiga, boca, garganta e fígado. O tabagismo também pode causar danos que afetam diretamente a saúde masculina, como disfunção erétil e câncer de próstata.
Priorizar as horas e a qualidade do sono
Dormir mal ou poucas horas por noite pode ser muito prejudicial para a saúde, e em longo prazo, pode causar sérios problemas, como diabetes e AVC. O ideal é dormir de 7 a 9 horas por noite, sem interrupções para que o corpo e a mente possam se restabelecer.
Hidratar-se com frequência
A hidratação é muito importante para o corpo. O consumo diário de água deve ser de, no mínimo, 2 litros. A água é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo, além de ser responsável pelo funcionamento dos rins, lubrificação das articulações e manutenção do intestino.
Consultar com um médico regularmente
Consultar um médico regularmente facilita o diagnóstico e tratamento rápido em caso de doenças. Também é muito importante para avaliar a saúde masculina e entender se é necessário realizar alguma mudança de hábito.
Por isso, é indicado que homens acima de 40 anos realizem check ups anuais, de preferência com um médico andrologista, especializado na saúde masculina.
Fonte: https://clinicaandrologia.com.br/saude-masculina-5-habitos-que-trazem-qualidade-de-vida/