Passamos muitas horas sentados diante do computador ou de pé devido ao trabalho, e isso faz com que a coluna nunca fique reta. Manter a postura é vital para cuidar da saúde das costas e evitar dores ou contraturas (tão habituais atualmente).
Basicamente, em tudo. A coluna é nossa sustentação e é muito importante cuidar dela. Uma má postura traz como consequência graves problemas, até mesmo irreversíveis. Apenas para citar alguns exemplos: hérnias de disco e fatiga crônica. Mas as doenças causadas por não sentarmos, andarmos ou sentarmos direito, são mais comuns.
A má postura é cada vez mais "normal" devido ao tipo de trabalho que a maioria das pessoas tem, somado ao sobrepeso, o sedentarismo e o uso excessivo de aparelhos tecnológicos (celulares, tablets ou notebooks). Abaixar a cabeça para enviar uma mensagem ou checar o e-mail e as redes sociais faz com que nossa coluna se encurve e o corpo se incline para frente. Você sabia que essa é uma das razões pelas quais sentimos dores na cervical?
A seguir, confira as situações pelas quais todos passamos e nas quais que não costumamos prestar atenção na postura:
Ao nos sentarmos: A base dos pés precisa estar bem apoiada no chão, as costas retas e os ombros para baixo e para trás. Se cruzar as penas (algo que as mulheres fazem com frequência) você pode interromper a circulação sanguínea e desenvolver inchaço ou cansaço nas pernas.
Quando estamos de pé: Os joelhos um pouco flexionados, o peito aberto para que os músculos abdominais se expandam e permitam que respiremos corretamente e o peso repartido entre ambas as pernas.
Ao andar: O pescoço e a cabeça se mantêm erguidos, não se olha para o chão para não prejudicar a cervical. É preciso pisar primeiro com o calcanhar e depois com a ponta do pé.
Ao dormir: A melhor postura para descansar é de lado e com as pernas flexionadas. Desta maneira a coluna se mantém alinhada. Além disso, é importante ter um colchão e uma almofada de qualidade (substituí-los periodicamente também é vital).
Ao dirigir: A boa postura no carro é necessária para o bem da coluna e também para a segurança. Se você sofrer um impacto (uma batida, por exemplo) há menos possibilidades de sofrer lesões. Para isso, deixe as costas apoiadas contra o assento e a nuca no encosto para a cabeça. Ajuste o assento de forma que você consiga tocar os pedais sem problemas e não tenha que se curvar para frente.
Fonte: http://melhorcomsaude.com/6-tecnicas-para-manter-postura-da-coluna/